4.06.2010

O inverno 2010 traz de volta a alfaiataria clássica e, junto com ela, uma revitalização da moda masculina

As tendências da moda masculina raramente recebem transformações radicais, sempre agregando elementos mais clássicos e tradicionais. Não há grandes surpresas para o inverno 2010, especialmente se tratando de alfaiataria. Embora os ternos e o formalwear masculinos não sejam tão sazonais e mudem significativamente apenas depois de alguns anos, 2010 deve marcar uma mudança sutil para a alfaiataria. Ela se resume a uma combinação de fatores e aprecia a desaceleração econômica, o fim da era “manorexic” e o revival dos anos 20 e 30 na moda feminina, que desempenha uma influência importante. Mas não se pode deixar enganar: talvez seja a primeira e última vez que isso influenciará fortemente, já que os homens que se atentam aos detalhes dos trajes estão buscando por peças de moda de investimento e se inclinando para as inspirações clássicas.

Não é porque há um movimento de decadência da alfaiataria “skinny boy” que os cortes slim estão de fora. Os ternos que parecem não deixar respirar podem não ter uma continuidade, mas como há um retorno à alfaiataria clássica, não há como esquecer que os ternos mais clássicos são os ingleses, e que os melhores deles sempre têm um corte ajustado e militar.


A alfaiatariaria masculina do próximo inverno abandona o corte skinny, mas mantém uma silhueta slim (Gucci e Calvin Klein). Foto:WWD




Considerando que no inverno 2010 e mais além há a perfeita fusão entre a alfaiataria clássica, o visual clássico e silhuetas masculinas modernas, pode-se apostar nas calças slim, a cintura um pouco ajustada e os ombros amplos.

E se há uma coisa moderna sobre a alfaiataria do próximo inverno, são os ternos de abotoadura dupla. O trabalho feito sobre a alfaiataria mistura a esse aspecto um corte slim perfeito, e esse corte é precisamente o que se procura em um terno de abotoadura dupla em 2010. Os ombros evidentes com a cintura ajustada nesses ternos são um trunfo sobre o que as gerações correntes estarão familiarizadas; não irão esconder a figura, mas sim marcar o formato perfeito do corpo masculino: um V bem trabalhado.


Os ternos de abotoadura dupla chegam com força em 2010 (Domenico Vacca e Dolce & Gabbana). Foto:WWD




Quanto aos blazeres com abotoadura simples, existem duas opções: os com dois botões e os com três. Os blazeres com dois botões são uma alternativa para um terno mais moderno; passeiam entre o que é moda e o que é clássico. Os de três voltam dos anos 90, e alongam a silhueta.


Os ternos mais modernos têm apenas 2 botões (Domenico Vacca e Calvin Klein). Foto:WWD





Os ternos de 3 botões fazem um revival dos anos 90 e alongam a silhueta (Michael Kors e Gucci). Foto:WWD




Desde a metade do século XX, as lapelas com uma divisão em V têm sido básicas nos ternos, mas em 2010 será possível ver um retorno às clássicas lapelas pontiagudas. Vista na década de 1920, essa lapela é outro elemento que valoriza as formas masculinas. Mas as lapelas com o V não ficam de fora também; ambas são um bom investimento.


As lapelas com divisão em V são básicas e continuam no inverno 2010 (Calvin Klein e Tommy Hilfiger) . Foto:WWD





As lapelas pontudas chegam diretamente dos anos 20, dando um perfume clássico aos paletós (G-Star e Domenico Vacca). Foto:WWD



Deve-se encarar: o colete havia sido um item esquecido pela maioria dos homens durante muito tempo, mas graças a sua aparição e sua popularidade no streetwear masculino, os coletes de terno estão de volta com ímpeto; sutis e clássicos. Isso significa que no inverno 2010, retornam os ternos de três peças.

Esses ternos, no próximo inverno, tratam de coesão; esqueça a o estilo sem combinações que prevaleceu no início do século XX e nos anos 80. O retorno ao terno de três peças significa que o colete tem que ser conservador e, assim, é feito do mesmo tecido que as outras duas peças.


Os coletes de alfaiataria voltam para os ternos (YSL e Dolce & Gabbana). Foto:WWD




E se há uma volta aos clássicos ternos de abotoadura dupla e de três peças em 2010, nada mais normal que retornar, também, às padronagens clássicas. Além disso, a dupla formada pelos clássicos e pela revitalização da moda masculina proporciona a ocasião perfeita para inseri-las novamente no guarda-roupa dos homens: o pied-de-poule, espinha-de-peixe, Príncipe de Gales e risca de giz.


As padronagens clássicas voltam, como o xadrez Príncipe de Gales (Domenico Vacca e Tommy Hilfiger). Foto:WWD





A risca de giz e a espinha de peixe também são padronagens que voltam no inverno 2010 (Tommy Hilfiger e Hugo by Hugo Boss). Foto:WWD
POSTAGEM RETIRADA DO SITE:www.portaisdamoda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário